Saiba mais sobre o LEO Clube.
O que é LEO Clube?
LEO é uma atividade de Lions Clubes Internacional para jovens de 12 a 30 anos de idade com o objetivo de promover os ideais de Liderança, Experiência e Oportunidade. São clubes que hoje existem em vários países do mundo e realizam atividades em prol da cultura, cidadania e outras mais. Estes clubes possuem suas diretorias que, por eleições, se renovem a cada ano. Os associados se denominam "companheiros" e todos usam na lapela um distintivo com o emblema oficial dos LEO Clubes, constituído de uma barra vertical de cor bordô com as letras da sigla L E O em dourado, entre duas caras de leões olhando em direções opostas, um lembrando o passado e, o outro, visando o futuro.
Todos podem ser voluntários
Não é só quem é "especialista" em alguma coisa que pode ser voluntário. O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil. Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária. Trabalho voluntário não é uma atividade fria, racional e impessoal. É contato humano, é relação de pessoa a pessoa, oportunidade para se fazer novos amigos, intercâmbio e aprendizado. Voluntariado é ação. O voluntário é uma pessoa criativa, decidida e solidária. Não é preciso pedir licença a ninguém antes de começar a agir. Quem quer, vai e faz. Voluntariado é escolha. As formas de ação voluntária são tão variadas quanto as necessidades da comunidade e a criatividade do voluntariado. Cada necessidade é uma oportunidade de ação voluntária. Basta olhar em volta e dar o primeiro passo. Voluntariado é compromisso. Cada um contribui, na medida de suas possibilidades, com aquilo que sabe e quer fazer. Cada compromisso assumido, no entanto, é para ser cumprido. Uma pequena ação bem feita tem muito valor. Nada é mais decepcionante do que prometer e não ser capaz de realizar. Voluntariado é uma ferramenta de integração social. Compartilhar alegria e aliviar o sofrimento de outros, melhorar a qualidade de vida em comum é um direito de todos. Todos têm o direito de ser voluntários. Assegurar a todos o direito de ser voluntário significa construir uma sociedade mais tolerante com as diferenças, mais solidária e unida.
Objetivos Do Movimento LEO
Os objetivos dos LEO Clubes são:
Propósitos Do Programa LEO
OFERECER à juventude do mundo uma oportunidade para contribuir individual e coletivamente, com as comunidades local, nacional e internacional, e para desenvolver-se como membros responsáveis dessas entidades.
PROMOVER entre os sócios a adoção de altos princípios de ética.
DESENVOLVER qualidades de lideranças.
DAR ao sócio a experiência de serviço comunitário.
PROMOVER a compreensão internacional.
“LEO Clube é um Clube juvenil mundial de serviço, organizado sob o amparo de um Lions Clube e a égide de Lions Internacional, composto de jovens de bom caráter que desejam trabalhar em benefício de suas comunidades.”
Emblema e Sigla
O nome LEO foi escolhido porque, além de significar Leão, em latim, era a sigla do lema do Clube: Leadership, Equality, Oportunity ( Português: Liderança, Igualdade e Oportunidade . O 1º emblema era a cabeça de um leão circundada pelas 3 palavras do lema. Em 1967, quando o LEO tornou-se um Programa Oficial, o lema foi alterado para Liderança, Experiência e Oportunidade. E o emblema foi mudado para refletir a diferença. Este emblema, que é utilizado até hoje, compreende 2 caras de leões, cor ouro, olhando em direções opostas, separadas por uma barra vertical de cor bordô, na qual estão inscritas, de cima para baixo as letras cor de ouro, LEO. As caras de leão voltadas em posições opostas significam o orgulho pelo passado e a busca constante pelo futuro, espelhado no mesmo.
Código De Ética Do Companheiro LEO
ACREDITAR no verdadeiro Companheirismo, lembrando que antes de um pronome de tratamento é uma expressão máxima e mola mestre de LEOísmo.
CULTIVAR a sinceridade e a humanidade, lembrando sempre destas qualidades como fundamentais para aprimoramento humano.
CONFIAR na sua capacidade como agente formador de opiniões e transformador da sociedade, tendo convicções que o mundo pode melhorar ficando mais justo, belo e humano.
RESPEITAR e entender as limitações alheias como seres falíveis que somos.
SER tolerante e amável, paciente e generoso, gentil e carinhoso, procurando o lado bom da vida e desprezando o preconceito e desconfiança.
BUSCAR sempre com o mesmo vigor, o serviço desinteressado, seja em tarefas simples ou projetos nobres, crescendo sobre tudo como pessoas e cidadãos.
MANTER sempre o entusiasmo quanto aos projetos e atividades do seu Clube dando o máximo de si para que o mesmo se concretize.
LUTAR para que se realize seus sonhos e alcançar seu ideal, sem contudo prejudicar ou destruir os sonhos de seus semelhantes.
História do LEO Clube no Mundo
Preocupados com a juventude, em como educar e despertar neles a liderança e incentiva-los para servir a comunidade, os companheiros Leões Willian Ernest e James Graver, ambos associados ao Lions Clube de Glenside, Pensylvânia, USA, iniciaram uma conversa em outubro de 1957, pois acreditavam que os jovens deveriam conhecer o serviço do Lions Clube para desenvolver em si o espírito de solidariedade. James Graver, por ser professor, acreditava que deveria ser utilizada a jovialidade, a persistência, o dinamismo e a garra dos jovens para o bem, para servi desinteressadamente. Pensaram em várias organizações de serviço para os jovens, mas chegaram à conclusão de que todas eram muito severas, não correspondiam aos seus ideais e eram para uma pequena minoria. Suas idéias eram formar um clube de jovens, sem distinção. Com auxilio de uma escola secundária, os demais Leões aceitaram patrocinar um clube de jovens que quisessem trabalhar para melhorar as condições da comunidade e da escola. Bily e Jim, os idealizadores do clube de jovens, entraram em contato com o diretor da Escola Secundária de Abington e expuseram a idéia do Lions Clube, a qual foi aceita pelo mesmo. Começou-se, então a recrutar os primeiros CC.LEO do mundo, começando pelo de Jim, que participou da primeira reunião com todo o time de Baseball da escola, cujo treinador era o Leão James Graver. Este grupo estava composto por vinte seis membros.
LEOísmo No Brasil
A história do LEOísmo no Brasil tem início oficialmente em 28 de agosto de 1969, com a fundação do primeiro clube no país, o LEO Clube Maceió-Lagoa, na cidade de Maceió (AL). Na verdade, há uma discussão com relação a data de fundação do primeiro LEO Clube no Brasil. O Lions Internacional reconhece como primeiro clube de LEO do Brasil o Maceió-Lagoa, fundado em 28 de agosto de 1969. Antes desta data, em 26 de setembro de 1968, teria sido fundado o LEO Clube Jaguari, Distrito L-9 (hoje L D-4). Porém, para Lions Internacional vale como data oficial a da Carta Constitutiva, que no LEO Clube Maceió-Lagoa é de 25 de setembro de 1969 e do LEO Clube Jaguari, 06 de maio de 1970.
(fonte: LEO Clube Ponte Nova)